sábado, 15 de maio de 2010

Seguindo na contramão.

Por todos os lados têm surgido notícias que indicam um possível novo concurso para Agente de Polícia Federal, e talvez para outros cargos também. Não foram uma ou duas fontes, mas várias, desde o Folha Dirigida (apesar de sua fama de publicar boatos como notícias para vender jornal), até o UOL online. A notícia mais recente diz que o DPF já mandará ao Ministério de Planejamento o pedido para o concurso. Inclusive o tema tem sido um dos mais discutidos nos fóruns de candidatos que participo ultimamente, e achei pertinente falar algo sobre aqui no blog.

Bom, posso dizer com a mais absoluta certeza que, se um novo concurso se aproxima, não estou preparado. Não, não mesmo. Não é questão de motivação, desânimo, ou qualquer outra coisa. É questão de despreparo mesmo. Fora o fato de ainda estar terminando a faculdade, mal comecei a estudar sério, e esperava contar com mais alguns anos para me preparar. Fora a parte física minha, que ainda deixa muitíssimo a desejar.

Vou dá como exemplo uma nova amiga minha, de Santa Catarina. Ela tem graduação em Ciências Contábeis, Direito e advoga e estuda a DOIS anos, apenas se preparando para exercer o cargo de Delta (delegada). Ela têm quase 12 horas diária de preparação, seja trabalhando/estudando/treinando. Olha que candidata extraordinária! Além de inteligente, é dedicada e persistente (e linda também!). Luta contra as mesmas adversidades que a maioria dos candidatos e mesmo assim não desiste. Ela tem tudo para ingressar na próxima turma de Delta, e sem dúvida estarei torcendo de todo o coração por ela. No entanto, é muitíssimo diferente de mim, que de fato mal comecei a estudar, contando apenas com um precário conhecimento de Direito Constitucional, e razoável de Atualidades. Fora os 20 kg que preciso perder para ter um desempenho decente no TAF... Rsrsrs.

Isso não significa, de modo algum, que eu não vá fazer o concurso quando este sair; claro que vou, e com o mesmo empenho que faria a prova em circunstâncias mais favoráveis. Entretanto, indo na contramão de milhares de candidatos pelo país a fora, não queria que acontecesse esse concurso tão breve. Farei o concurso, se sair, mas o farei tendo em mente que o meu concurso, O concurso, será o próximo, quando terei tempo, experiência e preparação para encará-la.

Mas para não dizerem que estou sendo pessimista, vou dizer aqui um pouco dos benefícios que enxergo niss tudo (apesar de não gostar da idéia de um novo concurso tão logo, não significa que não devamos levar as coisas pelo lado positivo, certo?). Primeiro, fazer o concurso é fundamental para adquirirmos EXPERIÊNCIA, que é algo preciosíssimo ao candidato, e não é algo adquirido apenas com o estudo. Por isso os simulados são tão importantes, mas, apesar disso, nada se compara a um concurso real para adquirirmos essa experiência. Me crucifico até hoje por não ter feito o concurso do ano passado, apesar de que, parando para pensar, amadureci muito nesses poucos meses e hoje penso com bem mais visão do que no ano passado. No entanto, um concurso seria bom especialmente por isso, para adquirir experiência.

Outro lado bom é ver nossos companheiros de jornada conseguindo alcançar seus objetivos. Não sei quanto a vocês, mas tenho um "espírito de corpo" impressionante. Adoro ver as pessoas que batalharam tanto quanto eu, senão mais, alcançarem seus sonhos. Minha mãe diz que eu devia ser um pouquinho mais egoísta, mas não consigo.. rsrsrs. De fato, ver os amigos candidato se calassifando seria muito bom pra mim, pois seria mais um exemplo a ser seguido por mim.

Óbvio que torcerei e ficarei muito feliz pelos amigos candidatos de todo o país que tentarão finalmente ingressar no DPF. Darei meu maior apoio, e como disse, farei também a prova, dando o melhor de mim! No entanto, tenho plena consiciência de que, para uma prova até o meio de 2011 (por exemplo), não estaria preparado.

Perdoe aos amigos que esperavam encontrar mais um texto com dicas para os candidatos, e reconheço que este post é mais um desabafo do que qualquer outra coisa, mas queria expor isso para vocês.

Forte abraço, galera.
E rumo à PF (agora ou depois)!

10 comentários:

  1. Isso aí parceiro.
    Eu também estou nessa corrida... larguei mão do emprego, vendi meu carro, somente para ESTUDAR. Têm gente que me chama de maluco? Aos montes! Mas eu dou risada disso tudo, sabe pq? Pq eu sei para onde pretendo ir, assim como você deve saber também. Não ligue para os "profetas do fracasso", isso aparece direto, dizendo que vc nao vai passar, etc... conheço alguns assim e tenho pena deles, pq não sabem que a confiança em si é o primeiro passo para o sucesso.
    Experiência é importante, pq você acaba pegando "a manha" da banca e passa a se concentrar ainda mais.
    Nesse ultimo certame fiquei por 3 pontos... mas no próximo espero ter uma vaga garantida! Grande abraço, mantenha-se focado. Vá e vença!
    Hermes - Floripa/SC

    ResponderExcluir
  2. Aproveite os boatos de que vai sair um concurso e estude com bem mais afinco, como se você já estivesse formado e com anos a espera do certame. Assim você dá um gás nos estudos! Hehehe

    Ellison

    ResponderExcluir
  3. Vou colocar aqui um site para vocês entrarem,mostra como você se planejar com as matérias,horas que você tem por dia para estudar e etc.

    Me ajudou bastante no meu modo de estudar todas as matérias com o tempo que você tem por dia,seja trabalhando e estudando ou só estudando.

    http://www.cursoparaconcursos.com.br/index.php?s=1&m=eva_conteudo&a=&u=&tipo=exibir&modo=item&it_cod=87578

    http://www.cursoparaconcursos.com.br/index.php?s=1&m=eva_conteudo&a=&u=&tipo=exibir&modo=item&it_cod=87159

    http://www.cursoparaconcursos.com.br/index.php?s=1&m=eva_conteudo&a=&u=&tipo=exibir&modo=item&it_cod=83376

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Eduardo,
    primeiramente, show de bola este seu "espírito de corpo". Também penso assim, acho sua atitude absolutamente correta!

    Porque veja bem. Se pensarmos um pouco, torcer pelos outros tem todas as ventagens. Primeiro, é bom para nós mesmos, que não alimentamos competição desleal e inveja. Segundo, como você mesmo disse, é muito legal, que acaba que sempre nos mostra o quanto vale à pena a dedicação. Ao vermos pessoas que alcançam a meta, percebemos o quanto é possível. Nesse ponto até faço um link com o seu outro post, afirmando não ser impossível o sonho.
    Como se não bastasse, até os egoístas tem vantagens pensando assim, pois quanto mais os candidatos preparados passam, mas perto chegamos, exatamente como uma fila. Afinal, daqui a uns dois anos, se seguirmos firme e disciplinados no propósito, seremos os "preparados" de amanhã.

    Assim como você, estou terminando a faculdade. E enxergo outras vantagens de um concurso sair em breve. Também não estou preparado ainda. Então, quanto antes sair este, mais rápído saírá o outro, que será o nosso.
    Eu penso da seguinte forma: sei que não estou preparado ainda. Mas também sei que em um ano, mais ou menos, já dá para entrar no páreo. Afinal, não quero esperar muito para ingressar no DPF.

    Mas em geral é isso (já escrevi demais).
    Boa sorte a todos, de coração. E Eduardo, pode ter certeza que estarei torcendo por você também.
    Rumo ao DPF. "Somos fortes na linha avançada".
    Abraços, e desculpa a extensão do texto.

    ResponderExcluir
  5. Grande Rodrigo!
    Putz, cara! Não tenho nada a dizer sobre seu comentário, a não ser que ele é ÓTIMO! Vou escreveu muito sobre sobre um monte de coisas que eu penso sobre isso, e pensamos igual, meu amigo.

    Um grande abraço para você, sorte e muito estudo! Torço demais por você também. E com certeza, "somos fortes na linha avançada, sem da luta os embates temer!" Rsrsrs.. (acreditem, eu corro todas as manhãs cantando essa música... hushaushas).

    Um forte abraço, meu amigo!

    OBS: Ah, e fique a vontade para escrever o quanto quiser! Inclusive, espero sua participação com um artigo logo logo.

    ResponderExcluir
  6. Show..., rs
    eu também escuto o hino do DPF frequentemente. É uma excelente ajuda no quesito "motivação", seja para correr/malhar, ou mesmo estudar, naqueles momentos de extrema preguiça.
    Ajuda a manter o sonho vivo, e o principal, nos trilhos!

    Mas é isso, estamos juntos, todos nós neste sonho comum. Em relação ao artigo, ai é demais, rsrsrs. Me contento com seus posts que são muito bons mesmo, sem exagero. A não ser que você faça questão, ser for o caso, fale comigo. Mas não era o que eu tinha em mente..., rs.

    Forte abraço, irmão. "Vamo que vamo", para em breve sermos, de fato: "Orgulhosos de ser federais (...)".

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo,

    Apesar dos "boatos" acho dificil que saia algo esse ano ainda, ou para "logo", o último concurso foi no final do ano passado, e a turma ainda nem se formou. Os boatos que ando lendo, é sobre concurso para administrativo, esses estão mais fortes. Mas cara, fica tranquilo, que se não for dessa vez, vai ser da próxima com certeza, é questão de tempo só. Também não estou preparado, mas fizemos o principal: demos os primeiros passos!
    Agora é só sucesso!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Opa, o meu comentário foi direcionado ao EDUARDO. estava lendo o nome o coment do Rodrigo e o nome ficou na cabeça xD
    Anyway, bons comentários Rodrigo. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Acontece, Luis Matheo...,
    de qualquer forma, obrigado pelo elogio do comentário.
    Aproveito para agradecer ao Eduardo também, por ter criado o blog. O pessoal que acessa é bem "gente fina". Isso aí, uma futura família policial federal.
    Espero, se Deus quiser, que todos nos encontremos no DPF. E ele quer... :)
    Sigamos firme, pessoal.
    Rumo ao DPF!!!

    ResponderExcluir
  10. meu primeiro passo faltando 6 meses para o fim da faculdade é se inscrever numa academia e mandar brasa na natação e na corrida,ao mesmo tempo depois de 6 meses (fim da facul) fazerei curso preparatorio para a PF...e o resto só deus sabe, planejei, me esforçarei, peço a deus q me de forças para que eu continue nesse batalha entre incertezas se teria chances ou não, sou mulher, magrela, alta, não sei se encontrarei malhados q me deixarão no chinelo, por isso desde de agora faço abdominais e flexão todos os dias, fico com os braços doloridos e ja obtive aumento da massa muscular, e mantenho o peso, para q no futuro eu não tenho mais preocupaçoes...minha mãe não queria q eu tivesse esse sonho de ser uma policial, ela acha perigoso,mas, é meu sonho, quero ser policial antes de morrer, não me importo em ficar na selva trocando tiro com traficantes nervoso, nem me importaria se ganhasse 100 reais para ser policial...nasci com o dom da justiça.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.