sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Luto


Luto pelo APF Carlos Henrique Ramos Cerqueira, morto a tiros, na tarde desta quarta-feira, na Rua Frei Orlando, em Piratininga, Região Oceânica de Niterói.
Que Deus o abençoe e o receba de braços abertos, guerreiro. Que seus esforços por uma sociedade mais justa e livre do crime não sejam em vão. Fique em paz.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Redação com a CESPE/UnB

Olá amigos, tudo bem?
Khadafi morreu, a Grécia está um caos, o Pan-Americano em Guadalajara está maravilhoso e nós continuamos na luta pelo nosso distintivo... (Dever de casa: estudar crise nos países árabes e a crise econômica da União Européia para Atualidades ;D).



Pois bem, hoje trago para vocês um tema que tem um pouco a ver com tudo isso: Redação. Assustado para uns, subestimada por muitos, a redação pode ser uma grande vilão para os que não treinam melhores formas escritas de expressar ideias. Sendo assim, hoje elenquei para vocês alguns temas de redação da CESPE, bem como um texto da Profª Júnia Andrade Viana, da Editora Ferreira, sobre alguns aspectos relativos a redação exigida por esta banca. O texto segue abaixo:

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lançamento do "Preparação Física para Concursos", do Profº Elon Jr.


Olá, amigos!

É com grande satisfação que venho aqui apresentar o lançamento do livro "Preparação Física para concursos", do Profº Elon Júnior. No livro, o professor compartilha com o leitos os diversos anos de experiência na preparação de candidatos para aos mais diversos cargos da Administração Pública que demandem Testes de Aptidão Física.

Como aluno do Profº Elon, sou bastante parcial para falar de seu trabalho. Ainda não li o livro, mas quando o ler, colocarei uma resenha aqui. No entanto, não é preciso ser vidente para saber o trabalho sério ao qual este livro materializa. Tive oportunidade de acompanhar parte desse trabalho, como revisões, rejeições de editores, entre muitos outros episódios, que apenas serviram para tornar ainda mais edificante o trabalho para a conclusão desse livro.

O lançamento será realizado na 2ª Feira da Carreira Pública, no Rio de Janeiro, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Centro de Conveções SulAmérica (próximo ao prédio da Prefeitura do Rio). Vale muito a pena conferir!

Um forte abraço a todos.
E rumo à Polícia Federal!

Jurisprudência Atualizada

Quem recebeu o Informativo do STF nº643, deve ter percebido mais um importante elemento a se tomar conhecimento, referente ao moderno princípio da insignificância no Direito Penal:

"A 1ª Turma denegou habeas corpus em que requerida a aplicação do princípio da insignificância em favor de militar condenado pelo crime de uso indevido de fardamento da corporação (CPM: “Art. 172 - Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito: Pena - detenção, até seis meses”). Na espécie, o paciente utilizara-se de uniforme diverso ao da sua patente sob o argumento de que o teria feito para impressionar um parente que iria visitar. Consignou-se que o aludido postulado não seria aplicável no âmbito da justiça militar sob pena de afronta à autoridade e à hierarquia.
HC 108512/BA, rel. Min. Luiz Fux, 4.10.2011. (HC-108512)"


Estou pretendendo, daqui para frente, fazer uma série de artigos sobre as decisões mais relevantes, do meu ponto de vista, do STF e STJ para a prova da PF. Além da riqueza do conteúdo, será uma oportunidade a mais para mim mesmo de tornar o estudo menos passivo e mais dinâmico.

Forte abraço, amigos.
E rumo à Polícia Federal

sábado, 8 de outubro de 2011

Mais uma etapa concluída... rumo ao sonho.


Olá amigos!

Compartilho com vocês um momento muito especial na minha vida. Minha formatura, nessa quinta feira (dia 06 de outubro) representou um verdadeiro rito de passagem. Foi o fim de uma importante etapa da minha vida, e o começo de uma nova. Mais um requesito preenchido, mais uma vitória conquista em direção ao sonho de ser PF.

Um forte abraço a todos.
Rumo à Polícia Federal!

domingo, 2 de outubro de 2011

Comprometimento: o elemento que faltava


Apesar de anos estudando para o concurso da Polícia Federal, nunca estive tão bem e animado como agora. Longe de "arrependimentos", que somente termina por trazer ansiedade e angústia, venho me questionando o porque de está tudo dando certo agora e, finalmente, minha vida parece girar em torno do concurso. Acho que encontrei o elemento que faltou por todo esse tempo, e que finalmente tenho: comprometimento.