segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Atualizar ou não atualizar a bibliografia?

E aí pessoal, tudo bem?

Tenho recebido muitos e-mails tratando sobre o tema, atualização da bibliografia, então resolvi fazer um post sobre isso. Me lembro com certa nostalgia do ano passado, da dificuldade que foi (para mim, ao menos) para conseguir montar minha bibliografia, mas também recordo da alegria com que ia na livraria comprar um novo livro, cheio de ânsia para estudá-lo, como se fosse meu passaporte para ingressa no DPF... rsrs.

Bom, vamos ao que interessa. Fato é que, embora saibamos que há muitos outros fatores relacionados, uma boa bibliografia pode ser a diferença entre um candidato aprovado e não. Não quero dizer que, para quem não tem grana para comprar esses livros caríssimos (como eu) não vai passar, não é. Quando digo que e a diferença na aprovação, me refiro ao conhecimento ADQUIRIDO através do APRENDIZADO. Livros bons costumam ser de fácil linguagem, com um desenvolvimento de conteúdo gradativo, bem diagramado, com letras grandes e espaçadas, resumos... Enfim, tudo que ajude na aprendizagem e fixação do conteúdo. É a isso que me refiro.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Problemas demais? Acostume-se.


E aí, pessoal, tudo bem?

Estou postando só hoje desde que cheguei justamente pelo motivo-título do post: problemas. Essa semana tive uma infinidade de assuntos pendentes para serem resolvidos, em diversas áreas da minha vida. Boleta de faculdade que veio errado, contrato de estágio a ser assinado, lutas homéricas para vencer a bur(r)ocracia na Universidade, cursinho que foi adiado, volta às aulas, etc. Digo que, se não fosse o estado de paz em que essa viagem me deixou, teria surtado já.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Retorno



Eu voltei, amigos. E voltei pronto para a batalha.

A foto acima foi tirada por mim no trajeto de volta, em algum lugar entre Bahia e Minas Gerais na BR 116. Ela representa bem o que foi essa viagem para mim: um reencontro comigo mesmo, um busca desesperada de encontrar uma paz que há tempos não encontrava. Por sorte (e esforço) finalmente a encontrei.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Governo não deve contratar nem fazer concursos federais

O governo federal não deve fazer neste ano contratações, nomeações de aprovados em concursos ou novos concursos públicos. A decisão se refere somente a concursos federais, não incluindo estaduais ou municipais, que são definidos por Estados e cidades.

A má notícia para quem esperava conseguir uma chance no funcionalismo público foi dada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, durante entrevista coletiva em que ela e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciaram cortes de R$ 50 bilhões no Orçamento do governo neste ano.

Uma parte importante dos cortes, segundo Belchior, foram os gastos com funcionários.

"Pedi um levantamento completo da situação de todos os concursos, mas em princípio, todas as nomeações de aprovados em concursos estão suspensas", disse a ministra.

Mas ela também afirmou que pode haver exceções, com nomeação de funcionários aprovados em caso de necessidade. "Vamos analisar caso a caso, mas o tom geral é a gente ver com bastante cuidado [as contratções] neste ano".

Questionada se haveria novos concursos públicos federais, a ministra disse que provavelmente não. "Se não vou nomear quem já está concursado, concursos novos só vão acontecer após essa análise mais cuidadosa."

Ela disse que na terça-feira ainda assinou a nomeação de cem gestores que já estavam encaminhados e haviam feito curso preparatório. "Aí não é possível segurar esse tipo de coisa. Mas novas contratações vão ser olhadas com lupa."

Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/02/09/governo-nao-deve-contratar-nem-fazer-concursos-diz-ministra.jhtm

__________________________________________________________________

Ainda estou viajando, mas achei essa notícia extremamente importante. Assim que voltar ao Rio, a comento, mas sintam-se a vontade para expressar suas opiniões (e revolta).

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bahia

Amigos, como estão?

Eu já encaminhei as perguntas para o Profº Elon Júnior, fiquem tranquilos. Em breve, já estaremos aqui, discutindo as respostas.

Pessoal, esse blog é mais um comunicado: eu estou viajando. Estou na Bahia, portanto, até que eu volte, dia 13, o blog estará meio parado. Na medida que eu puder, eu vou tentando postar uma coisa ou outra, mas só se normalizam mesmo daqui a duas semanas.

Continuem estudando e treinando que, mesmo aqui, de férias, estou fazendo isso na medida em que posso! Hahushaushaus...

Um forte abraço a todos.

E rumo à POLÍCIA FEDERAL!