sábado, 22 de janeiro de 2011

Preparação para o Teste de Aptidão Física - Boas notícias!



E aí, galera, tudo bem?

Todos nós, candidatos, já nos preocupamos com o Teste de Aptidão Física. Já cansei de dizer, aqui mesmo, que tenho muita dificuldade nessa parte, devido a uma série de fatos, e que era uma das etapas do concurso que mais me preocupava. Embora treinasse sozinho, era muito diferente de um treinamento adequado, específico, voltado para a preparação de um TAF para ingresso na Polícia Federal.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A longo prazo...


E aí, pessoal, tudo bem?

Semana passada um dos leitores do blog, o Matheus Soares, entrou em contato comigo. Ele dizia que queria uma força, apoio de quem está na batalha há algum tempo. Ele explicou que estava ainda no meio da faculdade de Direito, mas que já queria começar a se preparar. Eu achei excelente!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Estudar, rever, estudar, rever...




Há tempos um sábio candidato me disse uma vez: "Não duvide do poder das revisões, jovem garfanho". Hoje ele, um sujeito incrível e de bom coração, é um APF extremamente respeitado e competente.

É interessante perceber como boa parte dos candidatos ficam extremamente preocupados em absorver o maior conteúdo possível dos livros, mas esquecem de como RETER esse conteúdo na memória. Um grande número de candidatos, e me incluio nesse meio, negligencia demais as revisões. Na verdade, aqui há dois tipos de atitudes bem distintas: ou a) o cara nem terminou de estudar todo o edital e não sai das revisões das matérias que estudou inicialmente; ou, b) o sujeito esquece completamente de revisar e vai fundo da matéria (e quando chega ao final, esquece o que estudou no começo); ou, c) o sujeito não sabe fazer uma boa revisão e nem mediar a quantidade certa de estudo e revisão.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Concentração


E aí, amigos! Tudo bem?
Recomendo a matéria abaixo, de autoria de Lia Salgado, para vocês. A matéria é sobre um assunto recorrente a qualquer estudante sério: falta de concentração. Além do mais, ela dá outras dicas muito legais.
Vale a leitura!
Abraço! E rumo à Polícia Federal!

________________________________________________________________________
Tormento para a maioria dos candidatos, a falta de concentração quase nunca é um problema real, que dependa de tratamento. Em geral, a dificuldade é decorrente de questões simples e, felizmente, de fácil solução. O desafio de se concentrar pode ser ainda maior na preparação para concursos, por se tratar de um projeto de médio/longo prazo que, por isso, requer muita disciplina.
três fatores que atrapalham bastante a capacidade de manter o foco no estudo. O primeiro deles são necessidades fisiológicas não satisfeitas: fome, sede, sono, calor etc. De nada adianta iniciar o estudo com outras demandas desviando o foco. O ideal é criar uma organização para que esteja tudo em ordem no horário estabelecido para estudar, mas, em casos imprevistos, é preferível fazer uma pausa, resolver o desconforto e retornar com mais qualidade.
Como encontrar tempo para estudarOutro fato que costuma comprometer o estudo é a dificuldade de afastar o pensamento de outras tarefas do dia a dia, ou seja, convencer o cérebro de qual é a prioridade do momento. Isso costuma ser solucionado a partir da definição precisa dos horários de estudo (com início e fim) e a distribuição de matérias que serão estudadas a cada dia. É muito útil elaborar um quadro/calendário do mês e ali colocar horários e tarefas de cada dia, não só referentes ao estudo, mas também às outras obrigações, os intervalos, o dia livre.
A partir disso, o candidato pode distribuir as disciplinas a serem estudadas, reservando mais tempo para as mais difíceis e menos para aquelas em que tem mais domínio. O planejamento mensal permite traçar metas de médio prazo – equilibradas e possíveis - e observar o aprofundamento do conhecimento em relação a cada conteúdo/disciplina. A cada mês, o candidato deve reexaminar sua situação diante dos conteúdos a serem estudados e ajustar a programação para o mês seguinte.
Dinamize o estudo
Por fim, um dos principais vilões da concentração, não só no estudo, é a monotonia. Já percebeu como uma conversa arrastada, em que a pessoa fala sempre no mesmo tom de voz, sem gesticular, faz com que a gente imediatamente comece a pensar em outras coisas? O mesmo acontece com o estudo. Se o candidato se limita a ler anotações ou livros, a tendência é que o sono apareça ou, no mínimo, os pensamentos ganhem “vida própria”.
O estudo torna-se bem mais interessante e produtivo quando se adota uma postura ativa diante da tarefa. A leitura da teoria seguida – a cada novo ponto – da resolução de exercícios didáticos com consulta àquele assunto facilita a compreensão e a fixação gradativa dos conteúdos, por causa do manuseio das informações.
É importante lembrar que a memorização ocorre a partir da repetição; então, no caso dos concursos, o candidato deverá retornar ao início de cada matéria diversas vezes, sempre que chegar ao fim dos conteúdos, até a sua aprovação. Assim, naturalmente, as informações ficarão guardadas na memória. Escrever fichas-resumo pode ser uma ajuda para revisões futuras.
* Lia Salgado, fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, é consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

sábado, 1 de janeiro de 2011

2011



Amigos, antes de tudo, feliz Ano Novo a todos vocês!

No entanto, permita-me questioná-los: os senhores estão preparados para um ano de muita ralação, estudo intensivo e treinos exaustivos? Os senhores estão prontos para dar tudo de si? Estão prontos para finalmente perseguir seus sonhos? Eu espero que sim, pois 2011 é um ano que muito promete a todos nós.

Talvez seja por esse espírito de festa, mas sinto que 2011 será um ano abençoado. Se não um ano de vitória, no mínimo, um ano de esperança. Um novo ano sempre representa, para muitos, a oportunidade de fazer tudo diferente; mas poucos lembram que não precisam esperar um novo ano para se recomeçar. Mudar, fazer as coisas diferentes, independe de ser 1 de janeiro ou 23 de maio. No entanto, há agora uma oportunidade ainda mais evidente de se recomeçar, então aproveitem.

Se ainda não o fizeram, recomendo a vocês que façam um balanço do último ano. Vejam onde acertaram, observem com atenção onde errado e, mais importante que isso, APRENDA com os erros. Avalie-se criticamente, examine sua conduta e questione-se se a mesma corresponde com a de um candidato a policial federal, ou se a mesma permite que se alcance seus sonho. Perseguir um sonho não é o suficiente: ter ferramentas e capacidade de alcançá-los é que faz a diferença.

Examinem seus métodos de estudo e atestem sua eficiência. Reformule-os, se for preciso. Mais importante do que usar a fórmula do Alexandre Meirelles, do William Douglas, da Lia Salgado ou quem quer que seja é usar os métodos que funcionam PRA VOCÊS. Isso, como vocês bem sabem, varia de pessoa para pessoa. Achem o seu "sistema" de estudos.

Trabalhem duro e treinem com tudo o que tem. O TAF não é brincadeira, não é fácil (especialmente para os mais "pesados", como eu), mas não se entreguem nem procrastinem. Dêem sempre seu melhor.

Tenham coragem para encarar as dificuldades. Elas são muitas, eu sei, e aparecem de todos os lados. No entanto, dificuldades muitas vezes são ferramentas de Deus para mostrar a nós mesmos o quão forte somos, ou o quão fraco (e nesse caso, o quanto falta para melhorarmos). Mais do que isso, para testar nossa fé, e por a prova nossa convicção em perseguir nossos sonhos. Se você não acredita em Deus, pense então que as dificuldades são reflexos de nossas próprias ações e que acabe a nós mesmos mudá-las (superando-as, preferencialmente). Só não fujam: encarem e lutem. Ainda que se perca a batalha, a guerra é grande demais para se prever seu fim, e há sempre uma nova chance de se ganhar.

Mais importante de tudo: não desistam. Quando se sentirem esmorecidos, olhem para o lado (ou entre no blog.. rsrs) e perceberão que não estão sozinhos nessa luta. Pior do que simplesmente desistir é ver, num futuro não muito distante, o quão tolo foi ao abrir mão de seu sonho de vida e se render. Não cometam esse erro e permaneçam firmes, meus amigos.

Qualquer coisa, contem sempre comigo: eduardo_costa134@yahoo.com.br

Um forte abraço, amigos.
Que 2011 seja um ano abençoado, feliz e de vitória para todos nós!

Rumo à Polícia Federal!