segunda-feira, 31 de maio de 2010

Agora o bicho pega!

Não sei o que deu em mim hoje, mas acordei extremamente motivado e cheio de gás. Nas últimas semanas tenho feito estudos capengas, certos dias ótimos, outros horríveis. Isso quando não é a indisciplina ou a preguiça que não me permitiam que me preparasse fisicamente. Tenho pensado muito nisso ultimamente, no que quero da vida, e cheguei a conclusão (óbvia) de que, se é a PF que queremos, não há outro modo além de estudo sério e treino intensivo. Afinal, na hora das provas, será só você, sua mente e corpo.

Como diz Charles Dias, do Concurseiro Solitário, "Planejamento de estudos é tudo", e de fato é. Pretendo postar aqui em breve o meu próprio planejamento de estudos, bibliografia, etc., a fim de compartilhar com vocês minhas informações sobre isso, e esperando a participação de todos vocês.

Bom galera, é agora o bicho vai pegar (como na música "Tropa de Elite"). Acho que devo estudar mais sério e coerentemente, além de treinar intensivamente para as provas físicas. Mais do que um grande preparo, um preparo de qualidade. Além do mais, como todos sabemos, há chances de um novo concurso para Agente ano que vem, então é hora de se preparar com o maior afinco e dedicação possíveis.

Outro importante comunicado a todos: as postagens no blog agora serão diárias. Tenho notado uma queda no número de comentários que, como eu já disse, é o eu termômetro para saber o nível das postagens, então pretendo deixar o blog mais dinâmico e diversificado. Agora também pretedemos postar mais textos referentes a metodologia de estudos e outras dicas sobre, além, é claro, dos habituais textos reflexivos sobre as questões da vida de candidato. E, obviamente, o blog está aberto para qualquer colaborador!

Forte abraço a todos!

E rumo à Polícia Federal (mais seriamente, agora)!

sábado, 29 de maio de 2010

E viva o patriotismo sazional!

Se tem uma coisa que me deixa extremamente irritado é essa “febre patriótica” que arrebata corações e mentes quando o Brasil está disputando uma Copa. Não me incomoda pela torcido, pelo futebol, pois, apesar de não dá a mínima para futebol (de verdade, eu não tenho time e não vejo a menor graça), compreendo perfeitamente que o dito esporte já está incorporado a cultura do povo brasileiro. O que de fato me incomoda, e muito, é esse patriotismo exacerbado, e pior que isso: hipócrita.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Correria!

Salve meus grandes amigos candidatos!

Primeiro, peço que me desculpem pela demora em postar outro texto, mas acontece que estou vivendo exatamente o título do post: correria! Explico.

Acontece que sempre que quero começar a estudar sério, pesado, me encontro extremamente atarefado. A maioria de vocês, com certeza, já deve ter vivido ou vivem algo assim. E olha que não trabalho (quer dizer, sou professor apenas em horários bem razoáveis, como uma ou duas manhã durante a semana e duas horinhas na manhã de sábado), apenas para ter mais tempo para estudar. Acontece que também sou estudante, com zilhões de textos para ler (quem mandou fazer História?) e com as provas se aproximando. Somando isso a falta de tempo até para a preparação física (além de estar sentindo que só o que eu faço não é o suficiente). Fico ainda mais chateado pois estudo mal, QUANDO estudo.

É claro que organização do horário e disciplina ajudam, e muito, para diminuir o ritmo dessa "correria", mas não significa que ela acabe. Por exemplo, para quem é professor, não tem só que dá a aula, mas tem que preparar o Plano de Aula (acabei de terminar um agora) e estudar para ela (sim, meus caros, professores também estudam!). No entanto, o que fazer? Apenas se organizar do melhor jeito possível e esperar que algumas dessas responsabilidades deem uma "folga".

Mas também trago boas novas: a partir de semana que vem, teremos textos da primeira colaboradora do blog! Sim, senhores (e senhoras), podem esperar ansiosos, como eu mesmo esperarei! Rsrsrs...

Outro recado: gostaria de pedir aos amigos que, se possível, divulguem o blog para outros candidatos, interessados ou curiosos mesmo. Tendo um público maior, o blog só tende a crescer e ajudar a todos nós, candidatos, ainda mais!

Dados os recardos e as novidades, agora parto de volta a correria. Mais uma vez, meus caros, desculpa essa correria, mas vou procurar post com uma certa regularidade, mesmo com todas essas tarefas a resolver.

Forte abraço a todos.

E rumo à PF!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cidadania

Talvez alguns de vocês já saibam, mas eu sou professor de História. Quer dizer, professor-estagiário, uma vez que ainda estou terminando a faculdade.

Sempre fui muito ideológico, o que é meio perigoso se não houver sensatez (graças a Deus, tenho uma sensatez impar). Como um "bom brasileiro", que ama seu país, eu sempre acreditei que deveria trabalhar para melhorá-lo. Acreditava que poderia, dentro das minhas capacidades, ajudar o país de três modos: sendo professor, sendo policial ou sendo militar.
Sendo professor, contribuiria para formar o futuro do país: as crianças. Ainda mais lecionando uma disciplina tão importante quanto a História (me desculpe aqueles que não gostam, mas a importância da História é inquestionável.. rsrs). Já como policial, atuaria como protetor do povo, zelando pelo sono do cidadão e pela ordem no país. O mesmo como militar, sendo que como militar atuaria num regime de "exclusividade" ao meu país (no sentido de que a razão de estar ali era pelo e para o Brasil).

E o que isso tem a ver com cidadania? Pois bem, eis o caso: esta semana teve Conselho de Classe na escola a qual faço estágio. Nesse Conselho, no momento em que a coordenadora abriu para sugestões quanto à disciplina e civilidade das crianças, eu coloquei meu ponto de vista, a qual gostaria de compartilhar com todos os amigos aqui.

A questão de "formar cidadãos" sempre me preocupou. Todo o professor de História sabe sua função, ensinada em todas as faculdades: “formar alunos capazes de desenvolver um senso crítico quando a sociedade" (há algumas variantes desta regrinha). Em outras palavras, formar alunos mais críticos, que consigam entender uma matéria sobre Política no Globo e serem capazes de formar uma opinião a respeito. É pra isso que se estuda História, apesar de alguns professores esquecerem disso.

No entanto, está muito longe de ser uma tarefa fácil. Muito mesmo. Nós assistimos a uma quantidade cada vez maior de crianças mal-educadas, ignorantes e miseráveis (material, cultural e intelectualmente). Isso é um processo necessário para que no futuro o país tenha uma educação digna de “Primeiro Mundo”. Não, não é piada, mas explico isso em outro post. O que cabe dizer agora é que esse crescente número de crianças indisciplinadas, somadas a infra-estrutura precária das escolas públicas (e particulares, muitas vezes) acabaram por torna a Cidadania um elemento cada vez mais difícil de ser oferecido a essas crianças.

Disso tudo isso na reunião e propus uma idéia. Aproveitando o espaço oferecido pela aula de “Projeto Pedagógico”, oferecida como um complemento ao currículo da escola e ministrada pela própria coordenadora (lembrando que a escola em questão é particular), eu daria então um “mini-curso” de Cidadania a eles. São alunos de 6º a 9º ano, além de serem boas crianças, apesar da indisciplina e falta de educação.

O curso consistiria em passar algumas lições sobre Cidadania. Direitos e Garantias Fundamentais (sim, o precioso e longo Art. 5º), das responsabilidades da União e dos Estados, além de tratar de algumas questões do cotidiano, sob a ótica cidadã, como a Guerra Civil no Rio, a precariedade do serviço público e outros assuntos ligados ao cotidiano deles. Estaria presente no dia da semana de se cantar o Hino Nacional, para vê se estão cantando corretamente, inclusive. Faríamos cerimônias ao Dia da Independência, da Bandeira e da Proclamação da República também. Somando tudo isso a uma nova proposta de castigos disciplinares, baseados em um modelo que tem dado certo, se “serviços comunitários” prestados à escola, no caso de infrações.

E o que eu pretendia com tudo isso? Apenas trazer um pouco de cidadania, civilidade e civismo para essas crianças. Nenhuma forma de doutrinação, muito pelo contrário, lhes dando toda a liberdade do mundo de se manifestar, defender seu ponto de vista. E é justamente isso que eu quero! Lembra do papel do professor ser desenvolver o senso crítico? Quero que eles entendam seus direitos constitucionais, que entendam os seus deveres também, além de saberem claramente o que compete ao Estado e o que compete a cada um de nós, como povo brasileiro. Vale lembrar que, apesar de meu estágio acabar oficialmente essa semana, me propus a dar essas aulas independentemente (consumindo tempo que poderia ser aproveitado nos estudos).

Sei que é uma iniciativa pequena, dentre tantas outras. No entanto, é dessas pequenas iniciativas que se começa uma reformulação da nossa compreensão de ser cidadão, cuidando para que as próximas gerações tenham isso em mente também, cuidando para que esse garoto do ensino fundamental vote amanhã, já com 16 anos, tendo plena consciência que está determinando os rumos do país nos próximos quatro anos, e que estes quatros anos podem ter reflexos em quatro décadas, com exemplos históricos, inclusive!

Peço desculpas aos amigos pela minha exaltação (notaram que nos últimos posts sempre termino pedindo desculpa?). Só queria compartilhar com vocês isso, para que reflitam e tenham consciência de que seus pais como policiais implicaram uma carga de responsabilidade para com o povo, não só no âmbito da Segurança Pública, mas também no âmbito da cidadania. Bastam vê as oficinas e cursos desenvolvidos entre a população dos morros pacificados e os Policiais Militares, vindo a partir dessa proposta (real, acreditem) de uma “Polícia Cidadã”.

Apenas para encerrar, pensem em como atuação quando, lotados em áreas de fronteiras, se veem diante de uma população carente: não só de educação, segurança e “urbanidade”, mas principalmente, carente de Cidadania.
Um forte abraço a todos.

E rumo à PF!
OBS: Desculpem a extensão do texto.

terça-feira, 18 de maio de 2010

A Crase

O post de hoje é mais um episódio engraçado na vida desse humilde candidato. Peço aos amigos que me perdoem se esse post não os satisfizer, mas depois que a história aconteceu, a primeira coisa que pensei foi em torná-la um post do blog.

Pois bem, a história gira em torno do slogan do blog, isto é, “Rumo a PF!”. Acontece que desde que criei o blog, tinha uma dúvida imensa: esse “a” têm crase ou não? Rsrsrs... Pode parecer bobeira agora, mas foi uma dúvida e tanto. Afinal, como posso montar um blog para unir os amigos candidatos a Polícia Federal, sendo que não me mostro nem capaz de “crasear” corretamente as frases? Ainda mais a frase-slogan do blog?!

sábado, 15 de maio de 2010

Seguindo na contramão.

Por todos os lados têm surgido notícias que indicam um possível novo concurso para Agente de Polícia Federal, e talvez para outros cargos também. Não foram uma ou duas fontes, mas várias, desde o Folha Dirigida (apesar de sua fama de publicar boatos como notícias para vender jornal), até o UOL online. A notícia mais recente diz que o DPF já mandará ao Ministério de Planejamento o pedido para o concurso. Inclusive o tema tem sido um dos mais discutidos nos fóruns de candidatos que participo ultimamente, e achei pertinente falar algo sobre aqui no blog.

Bom, posso dizer com a mais absoluta certeza que, se um novo concurso se aproxima, não estou preparado. Não, não mesmo. Não é questão de motivação, desânimo, ou qualquer outra coisa. É questão de despreparo mesmo. Fora o fato de ainda estar terminando a faculdade, mal comecei a estudar sério, e esperava contar com mais alguns anos para me preparar. Fora a parte física minha, que ainda deixa muitíssimo a desejar.

Vou dá como exemplo uma nova amiga minha, de Santa Catarina. Ela tem graduação em Ciências Contábeis, Direito e advoga e estuda a DOIS anos, apenas se preparando para exercer o cargo de Delta (delegada). Ela têm quase 12 horas diária de preparação, seja trabalhando/estudando/treinando. Olha que candidata extraordinária! Além de inteligente, é dedicada e persistente (e linda também!). Luta contra as mesmas adversidades que a maioria dos candidatos e mesmo assim não desiste. Ela tem tudo para ingressar na próxima turma de Delta, e sem dúvida estarei torcendo de todo o coração por ela. No entanto, é muitíssimo diferente de mim, que de fato mal comecei a estudar, contando apenas com um precário conhecimento de Direito Constitucional, e razoável de Atualidades. Fora os 20 kg que preciso perder para ter um desempenho decente no TAF... Rsrsrs.

Isso não significa, de modo algum, que eu não vá fazer o concurso quando este sair; claro que vou, e com o mesmo empenho que faria a prova em circunstâncias mais favoráveis. Entretanto, indo na contramão de milhares de candidatos pelo país a fora, não queria que acontecesse esse concurso tão breve. Farei o concurso, se sair, mas o farei tendo em mente que o meu concurso, O concurso, será o próximo, quando terei tempo, experiência e preparação para encará-la.

Mas para não dizerem que estou sendo pessimista, vou dizer aqui um pouco dos benefícios que enxergo niss tudo (apesar de não gostar da idéia de um novo concurso tão logo, não significa que não devamos levar as coisas pelo lado positivo, certo?). Primeiro, fazer o concurso é fundamental para adquirirmos EXPERIÊNCIA, que é algo preciosíssimo ao candidato, e não é algo adquirido apenas com o estudo. Por isso os simulados são tão importantes, mas, apesar disso, nada se compara a um concurso real para adquirirmos essa experiência. Me crucifico até hoje por não ter feito o concurso do ano passado, apesar de que, parando para pensar, amadureci muito nesses poucos meses e hoje penso com bem mais visão do que no ano passado. No entanto, um concurso seria bom especialmente por isso, para adquirir experiência.

Outro lado bom é ver nossos companheiros de jornada conseguindo alcançar seus objetivos. Não sei quanto a vocês, mas tenho um "espírito de corpo" impressionante. Adoro ver as pessoas que batalharam tanto quanto eu, senão mais, alcançarem seus sonhos. Minha mãe diz que eu devia ser um pouquinho mais egoísta, mas não consigo.. rsrsrs. De fato, ver os amigos candidato se calassifando seria muito bom pra mim, pois seria mais um exemplo a ser seguido por mim.

Óbvio que torcerei e ficarei muito feliz pelos amigos candidatos de todo o país que tentarão finalmente ingressar no DPF. Darei meu maior apoio, e como disse, farei também a prova, dando o melhor de mim! No entanto, tenho plena consiciência de que, para uma prova até o meio de 2011 (por exemplo), não estaria preparado.

Perdoe aos amigos que esperavam encontrar mais um texto com dicas para os candidatos, e reconheço que este post é mais um desabafo do que qualquer outra coisa, mas queria expor isso para vocês.

Forte abraço, galera.
E rumo à PF (agora ou depois)!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

E quando dizem que é impossível...

O post de hoje é mais um desabafo do que qualquer outra coisa. Talvez seja muito de motivação aos companheiros dessa jornada rumo a Polícia Federal também. De todo modo, gostaria que vocês prestassem bastante atenção nesse post, pois ele será especial, e trará algo bom para cada um de vocês.

É tão comum pensarmos que alcançar nossos sonhos são impossíveis, não é? Eu mesmo sinto isso às vezes, acho que todos já sentiram. Quando vejo uma foto de um time tático, por exemplo, penso "Caramba... Esse cara deve te ralado pra pacas pra ter chegado aí. Será que eu vou conseguir também?". Eu quero ser como aquele cara da foto, sabe? Não me importo de ralar como ele ralou, só quero chegar lá. Mas e quando você pensa "É quase impossível chegar lá"? E o pior ainda, quando pessoas, próximas ou não, dizem a você que é impossível.

É possível sim. 

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Indisciplina: Um problema sério.

Acho que todo o estudante sério já sofreu, ou sofre ainda, com a indisciplina. Aquela sensação chata de perda de tempo de estudo, mas ao mesmo tempo aquele desânimo em voltar a mesa e aos livros. É bem mais divertido esticar e mais uma horinha o horário do almoço, não é? "Depois eu volto", ou "Essa matéria é um porre, na próxima semana eu estudo ela". A indisciplina é um problema sério e deve ser combatido com todas as forças pelo candidato. Vamos ser algumas dicas pra isso, logo abaixo.

Mas para entender o porquê de dominar a indisciplina, é necessário, primeiro, entender o porquê de ter disciplina. Oras, pergunte a um oficial a necessidade de haver disciplina no Exército. Melhor ainda, pergunte o mesmo a um membro do COT, que tem preceitos paramilitares.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Quem tem medo do Exame Médico?



Confesso a vocês que, embora a maioria dos candidatos tema profundamente o TAF, o que me enche de terror (apesar de estar beeeem longe de conseguir realizar os "feitos heróicos" exigidos no edital para o Exame Físico) são os Exames Médicos e Psicotécnicos. Acho que isso acontece por serem os dois exames do concurso em que você não pode "estudar" ou "treinar" para passar, que fogem ao nosso controle.

domingo, 9 de maio de 2010

"No money, baby" - Como superar a falta de grana?

Um dos maiores problemas do candidato a um concurso público é o dinheiro. Hoje em dia, qualquer candidato sério sabe que estudar por apostilas de bancas de jornal é pura bobagem (a não ser como revisão), portanto, deve-se investir uma grana considerável na compra de bons livros (que, "por coincidência", não são baratos). Os materiais de papelaria, para os estudos, também não podem faltar. Além disso, um bom curso preparatório também é um investimento que vale a pena. Academia, equipamentos para Educação Física (já viram quanto está custando um bom tênis para corrida?), personal trainer para preparação física também entram na conta. Fora a inscrição do concurso. Enfim, são muitos os gastos.

Meu avô dizia que o dinheiro não era problema, mas a solução dele, mas como solucionar os problemas sem ele? Não posso dizer muito, uma vez que eu mesmo ainda estou aprendendo essa arte, mas posso compartilhar as poucas dicas que sei.

sábado, 8 de maio de 2010

O Início da Jornada

Não sei muito bem como começou, mas desde que me entendo por gente, estava lá: o sonho de ser Policial Federal. Ora, dentre tantas carreiras, por que essa?

Um instituição de fato apaixonante. Pesquisava, li tudo sobre, assistia todos os videos de operações que achava... A carreira policial tá no meu sanguem, até no meu jeito de ser. De certo modo, a idéia de ser policial foi moldando meu caráter, de modo que hoje me veem como "certinho demais". Sou um sujeito bom, disposto a ajudar quem precisa, disposto a fazer minha parte pelo "bem", embora este seja um conceito abstrato.

Este blog será como um diário. Mas não só o meu diário, mas o de todos os candidatos a Polícia Federal que se identificarem com ele. Espero postar aqui sentimentos pessoais sobre a corporação, opinão sobre segurança pública, dicas de material de estudo, etc. Quem quiser participar, será muito bem vindo, pois estamos unidos por um sonho em comum.

Sejam bem vindo.
E perseguindo um sonho, caminhamos.

Forte Abraço.

E rumo à PF!
Eduardo Costa da Silva