domingo, 15 de junho de 2014

[DICAS] Estudo para concurso não é tese de doutorado!




























Olá, amigos!

Hoje eu trouxe outra dica preciosa de preparação: aprender até onde "se aprofundar" nos estudos. 

Muitas pessoas tem uma noção errada do que realmente envolve uma preparação para concursos - muitas vezes, sem sequer traçar um perfil de dificuldade da prova, levando em conta o cargo, o nível de ensino, a banca, etc. -, e por isso, terminam desperdiçando tempo e recursos valiosos. Portanto, é preciso ter uma noção correta da dificuldade da prova, bem como a consciência de que o estudo para concursos diferente do estudo para outros objetivos. Apenas assim, poderemos ter uma ideia exata para saber até onde se aprofundar na preparação.

Confira abaixo algumas dicas preciosas a respeito:

"Conscientizem-se de que o estudo para concursos é diferente do estudo para os demais objetivos, sendo, portanto, necessário uma preparação igualmente diferente.
Quando digo que “não é tese de doutorado”, quero dizer que ninguém tem que se tornar doutor em Direito Constitucional, Direito Penal, membro da Academia Brasileira de Letras ou um técnico de informática para passar em concursos. Sou objetivo é este: passar.
Não adianta querer se aprofundar extensamente em disciplinas A ou B, quando na prova não será cobrado nem perto dessa profundidade toda! É como estudar toda a Constituição Federal quando na prova só vai cair o Capítulo X, Y e Z. É desperdício de tempo, recurso e energia!
Entendam que não quero dizer aqui que o estudo para concurso deva ser raso. De forma alguma: você deve se aprofundar no conteúdo cobrado na prova sim. Mas (usando o exemplo anterior), ao invés de se matar estudando toda a CF/88, estude apenas os capítulos X, Y e Z! Conhecimento não ocupa espaço, claro, mas tempo também não volta atrás. Evite desperdício de tempo e energia com o que não é prioridade. Nesse caso, estudar toda a CF simplesmente não é necessário, e você deveria investir melhor esse tempo e energia estudando outras coisas (efetivamente cobradas na prova).
Assim sendo, é necessário dosar a intensidade dos estudos, estudando o que é preciso, como é preciso e quando for preciso. Evite desperdício de tempo e de energia com o que não é prioridade."


Esse é parte do conteúdo do meu primeiro ebook "Dicas Eficazes de Estudo para Aprovar em Concursos Públicos". Você pode ler e baixar GRATUITAMENTE o referido texto NESTE LINK.

E para enviar suas dúvidas, sugestões, críticas e colaborações, é só usar o formulário da página "Fale Conosco", logo ali em cima, ou enviar um e-mail para perseguindoumsonho@gmail.com

Grande abraço a todos!

Prof. Eduardo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.