sábado, 7 de julho de 2012

Redação CESPE [UPGRADE]

Olá amigos.

Peço desculpas pela minha ausência essa semana. Foram dias bastante complicados e cheios de trabalho (a "moleza" acabou... rsrs), e isso refletiu direta e indiretamente no meu trabalho aqui no blog. Até aos e-mails estou com dificuldade de responder, mas prometo que responderei todos.

Esse post é um "Upgrade" do post anterior. Como viram, ao final do post pedi para que os candidatos que tiveram acesso a suas redações corrigidas que colaborassem, se pudessem. Felizmente, ainda há bons candidatos que se preocupam com o desenvolvimento intelectual alheio e dispostos a ajudar. Abaixo, segue duas novas redações.



A primeira é da Gabriela Neves. Ela me mandou no corpo do e-mail o seguinte texto:

"Em 2009 eu fiquei no TAF (a maldita barra, que derubou grande parte da mulherada naquele ano) e sei bem como é a sensação de ser reprovado em um concurso tal almejado. Mas, como você bem colocou no seu texto, é tudo questão de aprendizagem e de preparação. Desde o tropeço em 2009, venho me preparando pro TAF até mais do que me preparei pra prova objetiva. Hoje consegui superar essa fase (fiz 4 barras nesse TAF de agora, o que pra mim parecia impossível!) e estou na expectativa pro dia 17/07! Hoje me sinto bem mais preparada tanto intelectualmente, quando físicamente, além de me sentir mais madura pra enfrentar o norte. 

(...) Tirei 12,92 e errei só uma palavra, pra não fechar os 13 pontos. 

Boa sorte nos estudos e força pra continuar na luta."


Abaixo, a redação da Gabriela:

"A Constituição Federal de 1988 atribui algumas funções à Polícia Federal, como a investigação de infrações contra bens, serviços e interesses da Administração Pública direta, das autarquias, das fundações públicas e das empresas públicas, bem como a investigação de infrações de repercussão interestaudual e que necessitem de repressão uniforme.
Durante uma operação da Polícia Civil, ocorreu a prisão em flagrande um acusado de roubos de cargas ocorridos em operações interestaduais e que precisem de repressão uniforme e, durante a prisão, o acusado ofereceu dinheiro a um policial, para que este, informalmente, a libertasse. Percebe-se que, conforme a Constituição Federal, a investigação de tal delito deve ser feita pela polícia federal, porém essa atribuição não é exclusiva, pois não frusta nem anula os atos até então feitos pela Polícia Civil, como a prisão em flagrante.
Além do crime de roubo, o preso em flagrante ainda deverá responder, conforme o código penal, por crime contra  a Administração Pública, no caso o de corrupção ativa, que foi consumado quando, no momento da prisão, o susepito ofereceu quantia em dinheiro, não influenciando, na consuma do crima, a negativa do policial. 
Apreende-se, por fim, que qualquer crime de repercussão interestadual e que necessite de repressão uniforme é de competência da Polícia Federal, porém isto não exclui a atribuição de outros órgãos. Ademais, percebe-se que um particular pode cometer crime contra a administração pública, como o crime de corrupção ativa,cometido no caso citado."

A segunda redação é do amigo Walter Pissinatti Filho. O texto que Walter mandou junto ao corpo do e-mail foi o seguinte, e serve de recado para todos os concursandos:

"Olá, fiquei interessado em enviar a minha redação para divulgação. Sei o quanto pode ser importante para auxiliar outros candidatos e futuros colegas de trabalho.
Sempre fui muito ruim em escrever texto, no colegial era sempre uma tortura conseguir concluir uma redação. Quando comecei estudar para o concurso da policia federal o meu maior medo era a redação. Como tinha muita dificuldade resolvi procurar um professor particular. Eu e mais 3 amigos começamos as aulas de portugues e redação. Fiz aproximadamente 5 meses de curso. E pra minha surpresa consegui nota máxima na redação e é por isso que resolvi divulgá-la........pois se eu consegui, qualquer um pode conseguir tbm ( eu era realmente muito ruim de redação .......)
Abraços "

Abaixo, a redação do Walter:

"Atualmente, no Brasil, o número de crimes como homicídios, tráfico de drogas e roubos vem creescendo de maneira significativa. O desenvolvimento tecnológico, infelizmente, auxilia os criminosos a egetuarem suas ações com maior eficiência e eficácia. Nesse contexto, cabe ao Estado tomar as providências necessárias para reduzir esses índices e promover a paz e o bem estar social. 
O departamento de Polícia Federal, órgão permanente e instituído em carreira tem importante parcitcipação nessa luta contra o crime. Dentre as atribuições da Polícia Federal, inclui-se a competência para investigar os delitos interestaduais que exijam repressão uniforme. No caso da situação hipotética mencionada no texto, é perfeitamente possível a participação da Polícia Federal. Além disso, por declaração expressão na Constituição de 1988, cabe à Polícia Federal combater os crimes que atentam contra os bens e interesses da União, de suas autarquias e empresas públicas e também ser responsável pelo policiamento marítimo, aeroportuário e de fronteiras.
Ainda em referência aos dados do texto, o criminoso praticou o crime de corrupção [passiva] ativa. Esse crime é [um delito] considerado pela doutrina como crime comum, pois não se exige qualidade especial do sujeito ativo, podendo ser praticado por qualquer pessoa, inclusive funcionário público, desde que não se utilize do cargo ou função pública. O crime consiste no oferecimento xxxxxxx de vantagem indevida para que funcionário público omita, retarde ou deixe de realizar ato de ofício. 
Portanto, conclui-se que a Polícia Federal é um instrumento valioso que o governo disponibiliza para a manutenção da ordem e para a proteção do Estado."
Bom, com isso, nós (candidatos) agora temos mais parâmetros para direcionarmos nossas redações. Treinem, treinem bastante, pois saber escrever bem, além de ser fundamental para a vida diária, é um dos momentos mais delicados da prava teórica. Sendo assim, pratiquem.

Fica aqui registrado meu enorme agradecimento a Gabriela e ao Walter pela colaboração! Boa sorte nas próximas etapas, estou na torcida!

Bons estudos e 
Rumo à Polícia Federal!

6 comentários:

  1. Nossa, infelizmente fiquei com 60 ponto, por isso minha redação nao foi corrigida. Percebo, comparando com os textos divulgados, que detonei na redação,ela ficou bem estruturada, argumentei justamente tudo isso que foi exposto. Pena que nao deu dessa vez.
    Obrigado pela iniciativa e trabalho.
    Vocês serão abençoados!!

    ResponderExcluir
  2. ASSIM COMO MUITOS, TAMBÉM TENHO CERTA DIFICULDADE EM FAZER REDAÇÃO. AGRADEÇO AOS COLEGAS QUE DISPONIBILIZARAM SUAS REDAÇÕES PARA SERVIR DE ANÁLISE.

    SUCESSO A TODOS.

    ResponderExcluir
  3. Cara, fico muito admirado pelo seu ''trabalho'' aqui no blog ! parabens.. e do fundo do meu coração..por tudo que voce faz pela galera, não nos tratando como concorrentes e sim como futuros colegas de profissão, que assim como voce tem o mesmo sonho de estar la na ANP e se tornar policia federal, voce é uma das pessoas que, mesmo eu não conhecendo, torço pra entrar e com certeza sua vaga está garantida. Muito tempo que não voltava aqui e juro que não acreditei quando vi que voce não tinha passado. ( também não passei, fiz 58 na prova) Mas acredite.. o que é seu ta guardado... e toda ajuda que voce dá aqui pra galera vai voltar em doboro pra você ! De volta aos estudos sem perder o foco !! grande abraço e te vejo na anp ! quem sabe o nosso destino não é ser EPF??

    ResponderExcluir
  4. Amigos, essas redações não possuíam títulos? Não são necessários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário, companheiro. Redações com título são passíveis de zerar a mesma. Pode ser um identificador, etc. É usada essa política para evitar fraudes, etc. Espero ter te ajudado. "Somos fortes na linha avançada".

      Excluir
  5. Amigos, essas redações não possuíam títulos? Não são necessários?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.