quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dificuldades a superar...

Dificuldade todos temos. No entanto, quantos tem a força de vontade, garra e determinação suficiente para encará-los e superá-los?

Abaixo, segue o relato que meu amigo Rodrigo Cruz postou hoje no Facebook. Um desabafo, na verdade, que só divulgo aqui (após sua autorização) porque acredito que muitos poderão se identificar com as mesmas palavras:


"A faculdade atrapalha os meus estudos! E por mais que isso soe contraditório, o fato é que esta é a verdade. A faculdade atrapalha meus estudos, meus planos, e consome, como o baú triturante de um caminhão de lixo, grande parte do meu tempo...
Administrar o dia, eis uma tarefa cada vez mais árdua. E simplesmente parece que quanto mais o tempo passa, mais a agenda é ocupada por coisas que eu não queria fazer.
A vida fica menos penosa quando estou "lá", correndo na brisa suave de uma paisagem carioca qualquer, ou quando estou "ali", absorto entre as matérias jurídicas, o "ATIVO", "PASSIVO", "CRÉDITOS ADICIONAIS de AFO", e todas as matérias acompanhantes da minha "saga".
Contradição constante essa. O exercício do autocontrole quando se esta há horas em frente a um livro, a consequente necessidade de libertação. E a saudade que angustia, lhe dizendo a cada segundo que você está fora de foco, e que deseja rever seu acervo literário concurseiro, mas que a cada dia é impedido pela sua impiedosa agenda.
E a vida segue, a faculdade prossegue na sua sina destrutiva, a monografia se aproxima, e infelizmente o edital também...
Confuso não? Também achei..."
O relato do Rodrigo se refere a pessoas atarefas, com seus empregos, faculdades, filhos, etc. É um texto para se refletir e pensar no melhor: só os perseverantes conseguirão. Disse para meu amigo e digo para vocês que, com determinação e fé, todo o obstáculo pode ser vencido, basta acreditar em si mesmo (e Deus, para quem acredita).
Forte abraço a todos!
E rumo à Polícia Federal!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A importância da Jurisprudência




Olá amigos, tudo bem?

Essa semana começou o meu último módulo no cursinho, Direito Penal, com o excelente professor Leonardo Barreto. Na primeira aula, o professor deu algumas sacadas sobre a banca, o que estudar, bibliografia e tudo o mais. No entanto, ele ressaltou algo que vale a pena compartilhar aqui com vocês: a importância da Jurisprudência nas provas da CESPE (especialmente).

Claro, sempre nos deparamos com a Jurisprudência em qualquer bom livro atualizado de Direito. Qualquer professor e autor que se preze estará, para além das divergências doutrinárias, antenado com a Jurisprudência dos Tribunais Superiores, e especialmente do Supremo Tribunal Federal - STF. Igualmente, é importante que o candidato esteja atento para as decisões de tais tribunais, que costumam ser temas recorrentes nas provas, especialmente da CESPE. No próprio concurso da PF, de 2009, uma questão foi, INTEGRALMENTE, o texto da Súmula 145 do STF ('Não há crime quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível a sua consumação' - questão 86).

E qual a melhor forma de estudar jurisprudência? O primeiro passo é se cadastrar no site do STF, no sistema "PUSH" para receber o informativo semanal das decisões (link AQUI). É normal no princípio o estranhamento: a linguagem rebruscada, a estrutura do texto e termos jurídicos em latim não tornam o texto nada agradáveis de ler, mas com o tempo acostuma-se, especialmente com a ajuda de um dicionário jurídico. Há sites que esmiuçam semanalmente o Informativo, como no blog de alguns professores (basta uma pesquisa rápida). 

Além do STF, também é interessante que o candidato estudo as decisões do Superior Tribunal de Justiça. Da mesma força que o Supremo, o STJ também organiza um informativo semanal, nos mesmos moldes e compartilhando o mesmo "sistema PUSH" (link AQUI).

Importante também é ressaltar que os sites desses tribunais dispõe de um serviço de busca muito preciso, além de disponibilizar, compilados, os informativos por ordem do ano das decisões. Além, é claro, de disponiblizar em PDF suas súmulas e, no caso do STF, suas súmulas vinculantes. Extremamente importante!   
Não obstante, há também muitos livros sobre as Jurisprudências. Hoje é dia não é difícil encontrar bons livros sobre o tema, com as decisões comentadas e organizadas por temas, competência, tipo de crime, etc. Vale a pena dar uma pesquisada.


Bom, galera, é isso. Estudem bastante, pois o concurso vem aí!

Forte abraço a todos!


E rumo à Polícia Federal!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

De volta a Ativa!



É isso aí, guerreiros e guerreiras! Estamos de volta a ativa!

As razões que me levaram a dar um tempo no blog não acabaram: pelo contrário, se intensificaram. Falta de tempo, responsabilidades demais, dificuldades técnicas, falta de colaboradores, etc. Tudo isso permenece, algumas até aumentam, mas esse cantinho aqui fez falta nessas semanas "divorciado".

O mais importante é o agora e o que está por vir: o concurso está chegando. Esse foi, sem dúvida, o maior motivo para eu estar de volta aqui, no "Perseguindo um sonho". Claro que o apoio da galera e os diversos pedidos de retorno também pesaram, mas sem dúvida, o momento é propício, fértil para novas ideias, para discutir novas possibilidades e, especialmente, cair dentro da preparação!