sábado, 30 de outubro de 2010

Crítica do filme "Federal"


O blog "Perseguindo um sonho" adverte: se for assistir "Federal", vá sem expectativa NENHUMA para não se decepcionar.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

As Crônicas de Persival - Mais um homicídio...



Quase 03:20h da manhã e Persival chegava na delegacia. Detestava aqueles turnos malucos, mas a Polícia Civil é assim mesmo: cheia de contradições. Se por um lado tinha certa liberdade para trabalhar, conquistados com muito suor nesses 12 anos de PCERJ, também tinha esse tipo de contratempo. Tudo bem, pára de reclamar. Afinal, de madrugada pensa melhor, se concentra mais. Se lembra momentaneamente da época de concurseiro, quando varava noites a dentro com livros e mais livros, dormindo o dia e a tarde inteira. Afasta o pensamento e se concentra na pilha de papéis sobre a mesa.

Primeiro caso: clássico crime contra a vida - Homicídio. A perícia já fora feita no próprio local, um bairro pobre da Zona Norte do Rio. Fez parte da primeira equipe a chegar ao local e, como de práxis, isolou a área, aguardando a perícia, ao mesmo tempo em que apreendia os objetos relevantes a elucidação do crime. Fez uma acareação entre algumas testemunhas e suspeitos apreendidos pela PM próximo ao local. A primeira vista, só usuários, mas foram levados pra DP pra melhores averiguações.


Persival, na delegacia, consulta o Código Penal. O que foi? Acha que o policial tem todo o ordenamento jurídico na cabeça? Claro que a experiência calejou o cara: sabia a metade do Código, mas apenas no que competia ao pragmatismo. Baboseira jurídica é pros juízes e doutrinadores. Nada daquela merda o ajudará nas ruas. Então, vendo o CP, avalia:
Homicídio é crime contra a pessoa, cujo o objeto jurídico é a vida. Admite forma dolosa e culposo ("disso até minha mãe sabe, porra"), e a forma tentada (as diversas trocas de tiro que já viveu lhe mostraram que sim, pessoas tentam matar umas as outras). Pena: reclusão, 6 a 20 anos ("uma porra que é! Se ficar 6 já é muito...").

O homicídio pode ser privilegiado (por "relevante valor moral, social ou sob o domínio de violenta emoção"), que discriciona ao juiz conceder redução de pena de 1/6 a 1/3. No entanto, as investigações apontavam num outro sentido: a vítima, Ítalo Nunes, um comerciante com ligações obscuras no submundo carioca, tinha muito inimigos. Decide a linha de investigação, após consultar o delegado Santos: homicídio qualificado por motivo torpe, ou, como chamam na delegacia, "homicído mercenário". Provavelmente, a vítima devia alguma coisa a alguém que, de modo "muito inteligente", resolveu matar o infeliz.
"Muito trabalho pela frente", pensa Persival. Pois é. Afinal, é fácil matar alguém, difícil é prender o assassino.

____________________________________________________________


E aí, galera?

Vocês acabaram de fazer uma breve revisão de Crime contra a Pessoa (Homicídio), em Direito Penal! Esse é um play-test. Pensei nessa nova forma de revisão: através de histórias de um policial. Desse modo, posso revisar Penal, Processual Penal e, quem sabe, Constitucional. Ainda treino redação. Além do mais, facilita a memorização (páginas de livros são sempre iguais, histórias não).

Não se assustem: escrevo um romance bem melhor que isso. Rsrsrs... Foi assim mais porque o texto devia ficar bem explicativo. Se fosse escrever com todos os detalhes narrativos, ficaria beeem extenso o texto.

Enfim, comentem. Dêem suas opiniões, pois elas são preciosíssimas. E, por que não?, conte outra história de Persival, o Policial Civil.

OBS: Antes que perguntem porque o Persival é Policial Civil e não Federal, respondo: a Civil tem um campo mais amplo de ação, que abrange boa parte, se não todo, o CP e CPP. A Federal atua especialmente em detrimento dos bens e interesses da União. Quem sabe ele não passe no concurso pra APF um dia? xD

Forte abraço!

E rumo à Polícia Federal!

domingo, 24 de outubro de 2010

O governador e a Polícia Federal

O governador de Roraima e candidato à reeleição, Anchieta Júnior (PSDB), foi abordado hoje por agentes da Polícia Federal, em Boa Vista. A ação causou tumulto, uma vez que seguranças dele e agentes federais apontaram armas uns para os outros, no centro da cidade, perto do Palácio do Governo.


A Polícia Federal afirma que investigava uma denúncia de transporte ilegal de dinheiro para compra de voto e que não sabia que o governador estava em um dos veículos. O carro em que Anchieta estava e outro veículo onde estavam seus seguranças foram revistados pelos policiais. Nenhuma irregularidade foi constada e nenhuma pessoa foi detida.

Mesmo assim, a ação policial foi suficiente para acirrar os ânimos. Cerca de 200 pessoas, entre correligionários de Anchieta e do candidato de oposição, Neudo Campos (PP), foram para a frente do prédio da Superintendência da Polícia Federal em Roraima, onde realizaram protestos. Três pessoas foram detidas sob a suspeita de causar tumulto a ordem pública e em seguida foram liberadas.


Tanto o superintendente da PF-RR, Herbert Gasparini, quanto o governador Anchieta Júnior minimizaram o episódio em entrevistas concedidas a imprensa. O fato de os agentes federais e de seguranças empunharem armas foi tido como "normal".

"Foi uma fiscalização, como foi sempre feita pela PF. Nós tínhamos um informe de que um carro com as mesmas características do que foi fiscalizado tinha irregularidades. Ninguém sabia que o governador estava no carro, mesmo porque ele tem o carro dele, que é oficial, e este [alvo da fiscalização] tinha propaganda política", disse Gasparini.

Anchieta disse que a ação foi uma abordagem de rotina e que essa era a quarta vez em que era revistado pela PF. Ao mesmo tempo, acusou o grupo de oposição de criar fatos políticos negativos contra sua campanha.

"A ação foi imparcial. A Polícia Federal é uma instituição séria, que eu respeito e com certeza estava investigando denúncia que considero infundada, pois não tenho dúvida de que nossa oposição quer criar tumulto, para atrapalhar o processo eleitoral", disse.

Apesar disso, o governador afirmou que "não acha natural um governador ser revistado". "É um processo eleitoral atípico. Nunca tínhamos visto como essa dimensão", declarou.

Fonte:

TEXTO - AQUI / FOTOS - AQUI

___________________________________________________________________

Tenho um grande amigo, também candidato a PF, do estado de Roraima, o Amaro Rocha. Até o convidei a escrever sobre o assunto aqui, mas ele disse que eu é que deveria falar, uma vez que ele seria "parcial" no seu discurso. Ouvindo a história política do estado, do governado e da PF no estado, narrada por meu amigo, fui procurando ter uma imagem, construindo uma opinião sobre o todo, para não ser superficial.

Não tenho palavras pra descrever o tamanho da minha indignação ao ler a notícia, ainda nessa semana. Fui tomado de um profundo sentimento de revolta, ódio mesmo, contra diversos pontos da notícia: governador indignado por ser abordado pela PF, pessoas manifestando-se CONTRA a PF, acusações infundadas sobre a PF está fazendo jogo político, entre outras coisas.

A primeira coisa que tirou do sério, sem dúvida, foi a reação a notícia. Rapidamente divulgada nos meios midiáticos, a notícia soava como uma "afronta" ao "digníssimo" governador. Não que o mesmo já tivesse se manifestado a respeito (a posição do mesmo viria mais tarde, vejam AQUI), mostrando-se então tranquilo, dizendo que a PF só tinha feito o trabalho dela, que não se importava, etc., embora claramente não seja essa a reação que observamos nas fotos acima, mas essa é outra questão. O que de fato me irritou foi o fato de colocarem o governador na posição de "intocável", exatamente como no filme sobre a máfia (se é que me entendem...). Afinal, ele é melhor do que QUEM, para não ser abordado por agentes da lei, tendo seus direitos garantidos e tudo o mais?

O superintendente da PF em Roraima, Dr. Herbert Gasparini, afirmou que não sabido quem se encontrava nos veículos. Fique tranquilo, doutor! Afinal, se fosse sabido ser o governador no carro, a abordagem não seria feita? Espero que não, que fosse feita assim mesmo. Afinal, se não a Polícia Federal, polícia judiciária da União, quem é que averiguaria a denúncia? A Polícia Civil estadual, que por sinal tem na figura do suspeito o seu chefe? Obviamente, não.

Mais impressionante é a reação popular. O povo foi protestar CONTRA a atuação da PF! Dá para acreditar no nível da ignorância? Não estou dizendo que são ignorantes por serem partidários do governador (talvez sejam mesmo), mas estou dizendo que são ignorantes pela postura absurda, pra não dizer idiota. Protestar pelo fato da polícia trabalhar? Protestar para se garantir o LEGÍTIMO processo eleitoral, sem fraudes ou compra de votos? Protestar por abordarem o chefe do executivo estadual, como se fosse um absurdo?

Vi algumas pessoas comentando que a Polícia Federal estava sendo usada como manobra política. Talvez. Não vou dizer que a PF está livre disso pois, afinal, tem chefes, como a maioria de nós. No entanto, é algo bem pertinente, não? Uma bela saída pela tangente. Afinal, questionar a atuação da Polícia Federal, uma das instituições mais respeitadas do país, é bem mais fácil do que jogar limpo com o povo, não? Me pergunto: se o caso não tivesse rompido as divisas estaduais, será que as coisas não teriam sido diferentes? O governador sendo mais enérgico em sua posição, o superintendente de PF menos ponderado ao defender a legalidade do seu trabalho, o povo aclamando com ainda mais fervor a corja de corruptos do Estado... Lembrando também que o citado governador não tem ficha limpa não.

Penso também na situação da região Norte do país, correndo o risco de falar bobagem. Por não estar sempre na mídia (pelo menos não na do sudeste), as coisas ficam muitos restritam aos âmbitos estaduais e regionais, inclusive a política(gem). Dou graças por termos órgãos como a Polícia Federal, para salvaguarda a democracia e a legalidade em lugares como o Estado de Roraima.

Todas as minhas críticas terminam duras, emotivas e secas. Algumas (por que não?) equivocadas, até. A maioria soando como desabafo, pra ser sincero, e talvez de fato seja mesmo. Me pego pensando o tempo todo no rumo das coisas e fico com medo, de verdade. Nos deparamos as vezes com coisas tão absurdas que não sabemos se rimos ou se choramos.

Nesse caso, em específico, rio. Pois um dia, posso ser eu o próximo a abordar um governador numa região inóspita no norte do Brasil. E quando assim o fizer, não vou abaixar minha cabeça, pois tenho certeza que estarei no estrito cumprimento do meu dever legal.

Rumo à Polícia Federal!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Resistir é preciso.


E aí, pessoal? Tudo bem?

O post de hoje é bem light, mas de uma mensagem bem forte. Se trata de um poema, ou mensagem motivacional que encontrei na internet, a qual não encontrei os créditos de autoria. Alterei ligeiramente, só para adaptá-lo a nossa realidade.

Todas as manhãs e antes de estudar, leio esse texto. Ele me anima, me dá forças e me faz lembrar porque eu acordo todos os dias sabendo que tenho zilhões de matérias a estudar, quilômetros para correr, etc. Enfim, me faz lembrar que é só mais um dia de uma longa jornada, mas que um dia terminará. E terminará com a vitória.

Eu quero dedicar esse texto aos amigos que estão cansados dessa constante batalha, para os que querem desistir, para os que pensam que não capazes. Acredite, vocês são. Essa mensagem é para vocês.

Resista!

Resista mais um minuto
E será fácil resistir ao demais...

Resista mais um instante,
Mesmo que a derrota seja um imã,
Mesmo que os invejosos digam para você parar...

Resista mais um pouco,
Mesmo que a desilução caminhe em sua direção...

Resista mais um momento,
Mesmo que você ainda não possa avistar a linha de chegada,
Mesmo que as inseguranças pairem ao seu redor.

Resista um pouquinho mais,
Mesmo que se sinta indefeso
Como um pássaro de asas quebradas...

Resista,
Porque o último instante da madrugada
É sempre o que puxa a manhã pelo braço...
E essa manhã bonita, ensolarada e sem algemas
Nascerá para você em brave, desde que resista...

Resista,
E mostre-se digno de ganhar de Deus o troféu que você tanto lutou para ter:
Seu distintivo, sua pistola e seu colete,
Com letras douradas, escrito "POLÍCIA FEDERAL".

Rumo à Polícia Federal!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Entrevista EXCLUSIVA com ROGÉRIO GRECO!


E isso aí, pessoal! Uma das figuras mais conhecidas nos meios concurseiros, especialmente entre os candidatos aos cargos policiais, graças a sua publicação "Atividade Policial" e suas obras de Direito Penal, entrevistamos dessa vez o Procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais e um dos professores de Direito Penal mais reconhecidos do Brasil, Rogério Greco!

O contato com o professor foi primeiramente estabelecido com a 1ª Feira da Carreira Pública, no último dia, quando daria uma palestra sobre "Direito Penal na Constituição". Aproveitando a deixa de um autógrafo no meu exemplar de "Atividade Policial" e a simpatia do professor, expliquei superficialmente sobre o blog e da vontade que tinha de entrevistá-lo, pra trazer algo de novo para vocês. O mesmo se protificou de imediato, se pondo a disposição do blog.

Então, com vocês, Rogério Greco!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

INFORMES - Uma ajuda a um de nossos parceiros!

E aí, amigos, tudo certo?

Esse post é para atualizar vocês e dá uma ajuda a um parceirão do blog, o APF Humberto Wendling, do blog "Comunidade Policial" e a Mari, do "Carreira Policial no DPF".

Informe 1 - Leiam a resenha do Tropa de Elite 2 no post de baixo e comentem sua opinião sobre o filme. É realmente importante para nós saber a sua.

Informe 2 - Essa semana vocês vão ter uma surpresa incrível aqui no blog! Entrevista com alguém bem conhecido dos concurseiros, especialmente os aspirantes a policiais xD

Informe 3 - Nosso amigo, o APF Humberto, me mandou a seguinte mensagem e eu achei muito justa repassá-la a vocês aqui no blog, uma vez que, quem conhece, sabe que o blog do Humberto é incrível e importante leitura para qualquer candidato à Polícia Federal.

"Caros amigos e colegas,

O blog que mantenho (www.comunidadepolicial.blogspot.com) está concorrendo ao prêmio Topblog 2010. Para minha surpresa, ele foi classificado para a segunda fase do concurso, pois está entre os 100 mais votados na categoria "Variedades - Profissionais". Por isso, peço que vocês acessem o blog, votem e divulguem esta mensagem aos demais colegas.

Para votar, basta acessar o blog e clicar no quadro "Vote neste blog". Uma página será aberta e nela digite seu primeiro nome e e-mail válido. Depois é só acessar sua caixa de mensagens, selecionar o e-mail e clicar no link solicitado.

Mais uma vez agradeço, desejando a todos sucesso!
Forte abraço!

APF Humberto Wendling"


Vamos dá uma força aí, gente!

Informe 4 - A Mari, do Carreira Policial no DPF, anunciou que o blog terá muitas novidades a caminho! Novo conteúdo e novas perspectivas sobre os assuntos policiais mais relevantes, aos candidatos e aos já policiais. Estamos ansiosos, Mari!

Um forte abraço, irmãos e irmãs.

E rumo à Polícia Federal! (sempre!)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Resenha: Tropa de Elite 2




Saí do cinema sem palavras. Meus amigos até estranharam meu quietismo, uma vez que sou todo espalhafatoso, tagarela, e adoro comentar os filmes depois que assisto. Pensava em mil coisas ao mesmo tempo, mas só tinha uma certeza: Tropa de Elite 2 foi um dos filmes mais marcantes da minha vida, sem exagero.

sábado, 9 de outubro de 2010

Leituras Complementares: só estudo não basta



E aí pessoal, tudo bem?

Estou passando por uma fase meio negra, iniciada com uma descoberta essa tarde, sobre questões de saúde e do Exame Médico da PF. Talvez semana que vem eu descubra que não possa entrar na polícia, então podem imaginar meu estado de nervos, não? Conto melhor isso quando tiver o exame em mãos.

Enquanto isso, tento me animar com "Tropa de Elite 2", o filme do ano pra mim (resenha amanhã a noite, provavelmente). Desde de sexta estou extremamente inquieto, louco pra vê esse filme. Agora, com ingresso comprado pra amanhã, aguardo ansioso.

Esse post eu quero falar um pouco mais sobre as dicas do William Douglas. Eu sei, estou enchendo o saco com isso, né? Mas é realmente importante. Pra mim significou muito, e quero transmitir um pouco desse significado a vocês, e a galera, de maneira geral, tem percebido isso. Recebo dezenas de e-mails sobre os posts de dicas de estudo, mostrando a aceitação da galera. Mas o que vou falar hoje se refere a leituras complementares ao estudo para o concurso.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Novas técnicas, novos horários e novos aprendizados




Olá amigos. Tudo certo?

Primeiro gostaria de agradecer a todos que me mandaram e-mails e scraps elogiando a cobertura da Feira e os vídeos do William Douglas. Muito obrigado. No entanto, questionaram também a ausência das partes seguintes da palestra, mas adianto que a Folha Dirigida disponibilizou apenas essas três. De todo modo, tenho certeza que pra vocês já valeu a pena.