quarta-feira, 30 de junho de 2010

Minha Bibliografia

E aí, meus amigos? Tudo certo? Espero de coração que sim.

Pessoal desculpem a ausência, foram mais de três dias sem post, mesmo depois de eu ter prometido postagens quase que diárias. No entanto, quando finalmente venho, venho cheio de novidades! Algumas delas são:

domingo, 27 de junho de 2010

Queime seus navios, futuros-PFs!

Após a mensagem forte e sensata da Criska, sobre a questão de ser capaz de entrar na PF por merecimento, uma vez que é você que deve provar que merece mais a vaga dos que os outros, trago para você a minha mensagem. Dessa vez, sobre persistir, e não recuar. Jamais.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dedicação



Tenho um grande amigo que sonha em ser agente da Polícia Federal. Eu gostaria sinceramente que ele fosse aprovado no concurso, porque é uma pessoa maravilhosa, que no passado me ajudou muito, e é um exemplo de retidão e honestidade.


Porém, infelizmente sinto que nunca seremos colegas na PF, e o motivo é cruel: ele não merece uma vaga.

terça-feira, 22 de junho de 2010

ANP: O que todos desejam e poucos conseguem

Este é um artigo especial. A Academia Nacional de Polícia é o fascínio de todo o candidato. Particularmente, acredito que, mesmo depois de empossado, a experiência na ANP seria algo inesquecível, coisa que sempre deveria ser lembrada com alegria, como muitas vezes sentimos ao ler os textos do Sandro Araújo, PF dono do Anjo da Noite (que inclusive, já fala em concurso em 2011 de fato).

Eu costumava imaginar a ANP como um verdadeiro quartel, dos poucos que frequentei na vida (nunca fui militar), com pouco conforto, o suficiente para dá um bom treinamento básico, sem luxo algum. No entanto, vasculhando na internet, encontrei essa série de fotos, disponibilizada pelo amigo "Rondonia r200" em seu mulitply (não travei contato com ele, mas pela intimidade, acredito que ele seja um PF empossado ou recém-empossado).

Aos sonhadores, que passam dias e noites pensando em como será a vida na ANP, deixo as fotos:

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Resolver questões anteriores: mais uma chave para o sucesso!


Ontem um grande amigo, o Rodrigo (leitor fiel do blog), me passou um texto do Profº Gustavo Barchet, que parece dar aulas de Direito Administrativo no Ponto dos Concursos. O texto era uma de suas aulas, mas o mais importante era sua introdução: ele dissertava sobre a importância de se fazer exercícios anteriores da banca do concurso que se pretende prestar. Inclusive, comenta como foi aprovado em 32º lugar para Delegado da PF em 2004 usando esse método.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fraude: indignação ou tristeza?


Não sei o que estou sentindo agora: se é raiva, indignação, ou se é tristeza e o mais profundo desânimo. Para quem ainda não sabe, a Polícia Federal deflagrou a Operação Tormenta, para prender fraudadores de concursos públicos. Dentre eles, advinhem, o próprio concurso para Agente de Polícia Federal 2009.

terça-feira, 15 de junho de 2010

A todo vapor!


E estou a todo o vapor, senhores! Explico: finalmente, férias. Acreditava que minhas notas seriam péssimas, dado o fato de que foi nesse semestre que começei a estudar para concursos, e por isso, me dediquei pouco na faculdade. Mas minhas notas foram excelentes, mantendo meu padrão no boletim. E agora, depois das duras provas, finalmente, estou de volta: ao blog, a vocês (candidatos) e aos estudos!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Livros e mais livros: como montar sua bibliografia?



E aí, pessoal, tudo bem?

Pois bem, galera, o tema de hoje é Bibliografia. Tem coisa mais complicada para quem está começando agora a estudar para o certame? E para quem começou agora a estudar para concursos públicos e nunca teve contato com Direito na vida, então? Difícil, não é? Lembro de quando comecei a estudar para o concurso do IBRAM, meu primeiro concurso público, e não tinha a menor noção de com o que estudar. Nunca tinha visto Direito na vida, não sabia a diferença entre artigo e inciso, nunca tinha aberto a CF/88 e nunca tinha feito uma prova de Informática fora da escola.

Bom, como montar uma boa bibliografia?

domingo, 6 de junho de 2010

Com vocês, Criska!

E aí, galera! Tudo certo?

Bom pessoal, finalmente, apresento a vocês a Criska, nova colaboradora do blog! Não sei se vocês lembram, mas eu já citei ela aqui, no post "Seguindo na Contramão...":

"Vou dá como exemplo uma nova amiga minha, de Santa Catarina. Ela tem graduação em Ciências Contábeis, Direito e advoga e estuda a DOIS anos, apenas se preparando para exercer o cargo de Delta (delegada). Ela tem quase 12 horas diária de preparação, seja trabalhando/estudando/treinando. Olha que candidata extraordinária! Além de inteligente, é dedicada e persistente (e linda também!). Luta contra as mesmas adversidades que a maioria dos candidatos e mesmo assim não desiste. Ela tem tudo para ingressar na próxima turma de Delta, e sem dúvida estarei torcendo de todo o coração por ela. "

Pois é, deixa eu parar de babar o ovo dessa futura "delegata"... haushaushuas.

A Criska sorteou uma questão de Raciocínio Lógico da última prova de APF e a resolveu para postá-la aqui no blog. Então, vamos à resolução da Criska:

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Depoimento de um Vencedor.

Olá, amigos candidatos!

Hoje eu vou fazer um post especial. Vou postar o depoimento de Igor Siembra, 1º colocado no concurso para Agente de Polícia Federal 2009. Além de extremamente motivante, acho que seu relato é muito importante para aqueles que ainda acham que o caminho é fácil, que é um "mero" concurso.

Só uma observação: eu retirei esse texto do blog Saga Policial. Procurei entrar em contato com o Igor e pedir autorização para a publicação diretamente a ele, mas não consegui. Então, se houver algum problema em publicar esse post, peço ao pessoal da Saga Policial ou o próprio Igor que me comunique.

Bom pessoal, com vocês, o depoimento de um campeão:

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Planejamento dos Estudos: aí está a chave!



Olá, amigos candidatos.

Bom, como prometido, vou tratar nesse artigo sobre metodologia de estudo. Obviamente, há os mais diversos métodos de estudos, de objetivos e modelos dos mais variados. Costumo dizer, até mesmo para meus alunos, que cada um deve encontrar o método de estudo que se mostra mais proveitoso. Não tem jeito: se tem uma coisa que só o tempo poderá te mostrar se é bom ou ruim é seu método de estudo. Ou então, de um modo bem peculiar, ir aprimorando um método em especial que funcione excepcionalmente bem para você.

Vou falar um pouco do meu método. Por ter começado meus estudos com o livro “Como passar em provas e concursos”, de William Douglas, acredito ter começado bem. Fiz um planejamento geral das minhas atividades durante a semana e, só depois, a partir disso, fiz um quadro-horário, vendo os horários que tinha disponíveis.