quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fraude: indignação ou tristeza?


Não sei o que estou sentindo agora: se é raiva, indignação, ou se é tristeza e o mais profundo desânimo. Para quem ainda não sabe, a Polícia Federal deflagrou a Operação Tormenta, para prender fraudadores de concursos públicos. Dentre eles, advinhem, o próprio concurso para Agente de Polícia Federal 2009.

(matéria completa AQUI).

"A PF iniciou os trabalhos a partir de informações obtidas durante a investigação sobre o concurso para agente da PF, em 2009. A partir de fevereiro deste ano, com o aprofundamento dos trabalhos, a PF identificou que a quadrilha atuava em todo o país, mediante o acesso aos cadernos de questões, antes da data de aplicação das provas. Além do concurso da PF, o grupo teve acesso privilegiado às provas do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (2ª fase/2010) e do concurso da Receita Federal (auditor-fiscal/1994). Outros concursos como o da Abin e da Anac estão sob suspeita, diz a PF. A investigação, no entanto, é o que vai poder identificar se os candidatos conseguiram aprovação a partir do esquema."


É de emputecer ou não é? Pô, peraí: você passa ANOS ralando pacas, treinando até o corpo não aguentar mais, estudando até a mente pedir arrego, e vem um "filhinho" (como diz Wagner Montes) e, pagando algo em torno de 50 mil, compra o gabarito, tira nota máxima na prova! E olha que digo isso, mas nem fiz o concurso de 2009. Imagino quem tenha feito, como deve estar se sentindo. Seis desses infelizes ainda estão na ANP (quer dizer, estavam né? até ontem), roubando a vaga de seis outros homens batalhadores e guerreiros. "Ah, mas são só seis...". Poxa, peralá! Poderiam ser apenas um, não importa!

Felizmente, o Serviço de Inteligência da Polícia Federal é um dos mais eficientes do país (se bobear, melhor que a ABIN até). Descobriu o esquema e, desde fevereiro, na surdina, investiga todo o esquema, deixando esses seis filhinhos acreditarem realmente que algum dia ostentariam o distintivo federal. Parabéns aos nossos guerreiros da PF, mais uma vez salvando o dia!

Quantos a vocês, amigos candidatos, aos mesmos que compartilham de minha indignação, só nos resta continuar nosso trabalho duro para chegarmos lá e torçermos para que a PF desmantele a próxima quadrilha de fraudadores.

Forte abraço a todos,

E rumo à PF (sem fraude)!
________________________________________________________

UPDATE
Já descobriram (acredito que não-oficialmente) o nome dos infelizes alunos fraudadores que estavam na ANP. No entanto, não vou divulgar seu nomes aqui. Quem deve saber seus nomes é a PF e os promotores do caso, não nós, humildes candidatos que lutam bastante pela chance de ter a oportunidade que esses sujeitos pagaram para ter. Então, amigos, voltemos aos estudos.
________________________________________________________

UPDATE²

Redação para concurso da PF desencadeou Tormenta
Uma redação para concurso de agente da Polícia Federal levou a Operação Tormenta à descoberta do esquema de fraudes em provas públicas e exames de seleção na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A PF abriu o inquérito a partir da denúncia de uma professora que foi procurada por dois candidatos, em dias diferentes, em 2009. Eles fizeram a mesma encomenda: que redigisse um texto sobre o tema do concurso da PF. O segundo candidato foi incisivo ? queria "uma redação mais apurada" e comentou que se destinava a um concurso.


________________________________________________________

UPDATE³

Candidatos devem esperar anulação de concursos fraudados
Especialistas apontam que anulação é a única alternativa para quem participou de concursos nos quais quadrilha atuou
Segundo especialistas ouvidos pelo iG, as pessoas que participaram dos concursos nos quais a quadrilha atuou devem esperar a anulação ou exigi-la na Justiça.
“Se comprovada a fraude no concurso público, o candidato pode entrar com uma ação judicial, por conta própria ou conjunta, pedindo anulação do concurso. Outra opção, que evita os gastos com o processo, que geralmente são altos, é fazer uma denúncia no Ministério Público para que os procuradores entrem com uma ação no Judiciário”, avalia Carlos Ari Sundfeld, professor de direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e especialista em direito administrativo.
Sundfeld avisa que será “muito difícil” conseguir uma indenização na Justiça. “O prejuízo dos candidatos é referente a taxa de inscrição e ao deslocamento para realizar a prova, mas é difícil ganhar uma indenização por conta disso”, afirma.
O diretor da faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Marcelo Figueiredo dos Santos, destaca a importância de punir os infratores. “Se existe alguma fraude ou irregularidade, os principais interessados em apurar isso são as próprias administradoras. É preciso verificar onde houve a fraude e tentar responsabilizar criminalmente”, diz.

Fonte: Home iG Último Segundo Brasil - editado

Fonte dos UPGRADES: blog Saga Policial

4 comentários:

  1. Na boa, esta notícia é suficiente para encher os olhos de sangue. Que raiva desses merdas.
    Mas é isso. Bom mesmo. Agora ainda estudo com mais vontade ainda. Amanhã eu vou estar aí, botando p f%&6 com esses caras, que tentam se dar bem nas costas dos outros.
    Parabéns ao DPF!
    Com certeza, estes pilantras acabaram. Agora não prestarão concurso algum. Que tomem posse da cadeia, o quanto antes.
    Abraços indignados federais a todos.

    ResponderExcluir
  2. Esta notícia pegou todos de surpresa,que foda cara. Ainda bem que descobriram a quadrilha e os beneficiados,tem que publicar o nome de todos esses vagabundos na mídia e meter na cana.

    Infelizmente nenhum concurso está livre de vagabundos assim e certeza que haverá mais pessoas sendo exoneradas,demitidas e presas.

    Parece que no da concurso do ano passado,foram 53 beneficiados com a prova e 6 conseguiram chegar até a ANP,mas como sempre a PF estáum passo à frente dos vagabundos.

    A nós resta parabenizar a PF pela operação e continuar no caminho,conquistando nossa vaga por méritos e com honestidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Procurei me informar sobre este caso, e fiquei indignada, estou cursando faculdade ainda e me imagino no lugar de um cidadão que fez faculdade paga, se mata de tanto estudar comprando livros, se prepara fisicamente treina em academia, faz curso de natação,treinou corrida, indo alem de seus limites, entra em cursinhos preparatorios, gastando muito dinheiro, dinheiro suado de seu salario,paga 110 pra fazer a prova depois perde vaga para um playboy...surgi mais um filhinho de papai de classe media(não sei se sabem mais a turma da Classe media, está "batendo cartão" em concursos publicos) querendo ganhar muito sendo funcionario publico, ou agindo como um policial corrupto porque quem dá 50 mil para passar em concurso não tem boas intenções, atraves de um esquema fraudelento DESDE 1994, é totalmente lamentavel essa pouca vergonha de comprar resultados da prova,o pior disso que diplomas eram vendidos, professores, reitor de universidade estavam no meio dessa sujeirada toda, minha tia sempre dizia que nunca topou prestar concurso publico porque eis que os escolhidos eram conhecidos/parentes de outros funcionarios publicos ou que provas eram vendidas quem tivesse mais dinheiro ganhava o cargo, fico feliz porque a justiça está sendo feita, fico feliz pelo trabalho da Policia e me entristeço pelas pessoas que perderam suas vagas por causa desses pilantras.
    Quem hoje ganhou um cargo no setor publico atraves desses metodos fraudelentos, cedo ou tarde será descoberto e será punido com todo o rigor.

    ResponderExcluir
  4. Pergunto: Terá critérios o concurso de Analista Judiciário do MPU? Pessoas andam comentando pela rede que já estão negociando a venda de gabaritos. Caso seja verdade, avisem-me, pois não perco meu tempo mais estudando para ele e melhor não gasto meu dinheirinho pagando a inscrição.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.